MARLENE MOREIRA FARIA GANDRA
( Minas Gerais – Brasil )
Marlene (Moreira de Faria) Gandra nasceu na comunidade rural de Canjicas, município de Perdigão, Minas Gerais, Brasil, em 1 de fevereiro de 1955. Casada com o poeta Alexandre Gandra (Geraldo Magela Gandra) e mãe do mixer da dupla sertaneja Gino e Geno, Pablo Gandra. Trabalhou durante dez anos em dois jornais impressos de Divinópolis/MG, cidade onde reside, cobrindo a área cultural. Suas entrevistas de destaque são com o primeiro astronauta e cosmonauta brasileiro, Marcos Cesar Pontes; o prefeito do Clero no Vaticano, Dom Claudio Hummes; o engenheiro aeronáutico, físico e matemático, o indiano Ravindra Tailor; o escritor franciscano Romano Zago, autor do livro O Câncer tem Cura, conhecido no Brasil e exterior; e com o escritor Affonso Romano de Sant'Anna.
Não possui curso superior. Portadora do registro de jornalista profissional nº 013498. Seus livros publicados são: Além (minicontos), O Perfume de Janis Joplin e Cinco da Tarde (ambos de poesia).
Participou de diversos grupos teatrais, tendo registro profissional 650DRTMG, como atriz, no SATED/Minas (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais), mas abandonou a profissão. Obteve, em 1992, o Troféu Theatron de Melhor Atriz (concedido pela hoje extinta casa de espetáculos Theatron Cultural - Divinópolis).
Membro da Confraria Cultural Brasil-Portugal, que tem como presidente a acadêmica Fátima Quadros.
Seu nome consta nos livros: Memorial de Divinópolis, de Lázaro Barreto; Dicionário de Mulheres, de Hilda Agnes Hübner Flores (RS); do Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras, de Nelly Novaes Coelho (SP); do Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos, de Adrião Neto (Piauí). E ainda de uma das edições da Revista Dazibao (Divinópolis), entre outros.
Biografia e foto: https://www.portalsplishsplash.com/
ANTOLOGIA ADL DO DIV.100 CINQUEN (CEN)TENÁRIO. Organizador Mercemiro Oliveira Silva. Divinópolis, MG: Academia Divinopolitana de Letras, 2012. 156 p. Ex. bibl. Antonio Miranda
olé!
teu almoço
preparado por mim
será batata ao murro
regada a bastante azeite
extravirgem
perfumada de alecrim
para ti arriscarei passos flamencos
com hibisco-dobrado vermelho
nos cabelos
cítaras e violinos ciganos
ao fundo
duas taças de vinho do porto
escorrerão pelos nossos corpos
ávidos
dez de março
chore, chore bastante
navego nas suas lágrimas até esse seu país sem
encantamento
frio agora é o que sente esse coração
desamparado, sem brilho
imagina-me aqui do outro lado do atlântico
víbora enigmática enfeitiçando seus nervos
espatife estes versos em sílabas
há, ao pé de mim, um poeta que te faz sofrer
*
VEJA e LEIA outros poetas de MINAS GERAIS em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/minas_gerais/minas_gerais.html
Página publicada em novembro de 2021
|